info@goldenblatt.co.uk
49 Russell Square, London, UK

News & MediaLatest NewsO papel dos Advogados a tornar Portugal uma trend

29 de Outubro, 2021

A crise pandémica causou um enorme impacto na economia global e Portugal, naturalmente, não foi exceção.

Contudo, ao contrário do que se poderia pensar, os grandes constrangimentos criados pela Covid-19 não tiveram reflexo na tendência positiva que a nossa economia ia verificando ao nível da captação de investimento direto estrangeiro, tendo Portugal alcançado o top 10 dos destinos europeus mais atrativos, a par de países como o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Bélgica, Países Baixos e Irlanda.

 


 

É muito vulgar ouvirmos e lermos os justíssimos destaques que são feitos aos empresários portugueses enquanto embaixadores de Portugal, e a missão que desempenham a promover o investimento estrangeiro no nosso País.

O que pouco se fala e, perdoem-me a imodéstia, também devia ser reconhecido, é o papel de relevo que os Advogados Portugueses desempenham igualmente a esse nível.

Desde logo na assessoria que é prestada aos clientes estrangeiros na materialização dos seus projetos de investimento no nosso País, no mais diverso aconselhamento e apoio nas formalidades necessárias ao arranque do projeto, muitas vezes trabalhando quase como concierges, disponibilizando e estabelecendo os contactos adequados para a sua estadia ou projeto em Portugal.

Mas o nosso papel de embaixadores de Portugal e da economia portuguesa não se esgota no trabalho que desenvolvemos entre portas.

Elaboramos e divulgamos lá fora guias de investimento em Portugal, promovemos cross selling com clientes nacionais, fazemos road shows internacionais junto dos mais diversos tipos de entidades, divulgando os nossos próprios serviços, é verdade, mas também, e em última análise, promovendo as oportunidades de investimento que o nosso País pode oferecer.

 


 

Por outro lado, é cada vez mais comum as Sociedades de Advogados Portuguesas fazerem parte, como é o caso da Antas da Cunha ECIJA, de grupos legais e outras organizações profissionais internacionais, onde tantas vezes divulgamos e promovemos oportunidades de negócio em Portugal.

É caso para dizer que, se Portugal está na moda lá fora, essa trend deve-se também ao grande trabalho que é desenvolvido diariamente na sombra pelos Advogados Portugueses.

 

por Amílcar Silva, Área de Prática – Direito Comercial e Societário

https://adcecija.pt/wp-content/uploads/2020/06/logo_horizontal_b-768x75.png
LISBOA
Edifício Amoreiras Square
Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 17 - 2.º piso
1070-313 Lisboa
PORTO
Rua Eugénio de Castro, n.º 352, 2.º andar, sala 26
4100-225 Porto
BRAGA
Rua de Janes, n.º 20, 1.º andar, sala 101
4700-318 Braga