News & MediaRedução de IRS em contratos de arrendamento de longa duração

16 de Janeiro, 2019

Com a publicação da nova Lei n.º 3/2019, de 9 de janeiro, em Diário da República, os senhorios podem, com efeitos a 1 de janeiro de 2019, ter acesso à aplicação de uma taxa reduzida de IRS sobre os rendimentos prediais, consoante a duração dos contratos de arrendamento.

A alteração ao Código do IRS concretiza-se nomeadamente no seguinte:

  • Ficam excluídos de IRS as indemnizações devidas pela denúncia de contratos de arrendamento sem termo, relativos a imóveis que constituam habitação permanente, nos casos de denúncia pelo senhorio;
  • Passam a ser aplicadas taxas reduzidas de IRS (atualmente de 28%), aos rendimentos prediais decorrentes de contratos de arrendamento, consoante a duração do referido contrato:
    • Contratos de arrendamento com duração entre 2 a 5 anos – uma redução de 2%; por cada renovação por período igual ao da duração do contrato é também aplicada uma redução de 2%, até ao limite de catorze pontos percentuais.
    • Contratos de arrendamento com duração entre 5 a 10 anos – redução de 5%; por cada renovação por período igual ao da duração do contrato é também aplicada uma redução de 5%, até ao limite de catorze pontos percentuais.
    • Contratos de arrendamento com duração entre 10 a 20 anos – taxa autónoma reduzida de 14%.
    • Contratos de arrendamento com duração superior a 20 anos – taxa autónoma reduzida de 10%.

Os termos em que se verificam as reduções das taxas mencionadas acima, carecem ainda de regulamentação por Portaria do Governo.

O diploma permite ainda a criação de condições de acesso a incentivos fiscais em programas de construção de habitação para renda acessível, além de atribuir benefícios fiscais aos senhorios consoante a duração dos contratos de arrendamento.

A nova lei produz efeitos a 1 de janeiro de 2019, sendo aplicável aos novos contratos de arrendamento e respetivas renovações contratuais, bem como às renovações dos contratos de arrendamento verificadas a partir de 1 de janeiro de 2019.

https://adcecija.pt/wp-content/uploads/2020/09/Lisboa2020_RGB_logos-640x71.png

© 2020 Antas da Cunha Ecija. Todos os direitos reservados.

Powered by 4digital Copyright © 2020