info@goldenblatt.co.uk
49 Russell Square, London, UK

Matilde Alves Lourenço

MLOURENÇO@ADCECIJA.PT

Associada Júnior
ÁREAS DE PRÁTICA
French Desk
IDIOMAS
INGLÊS, FRANCÊS, ESPANHOL

1

ANO DE EXPERIÊNCIA
BIOGRAFIA

Matilde Alves Lourenço, franco-portuguesa, Advogada na Antas da Cunha Ecija & Associados, Sociedade de Advogados, R.L., desde setembro de 2022.

Matilde integra o French Desk, assistindo clientes francófonos em todas as áreas essenciais à sua implementação, investimentos e desenvolvimento em Portugal.

A sua prática divide-se entre a assessoria jurídica a Private Clients, por um lado, focando-se maioritariamente em matéria de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, projetos de investimento, gestão de riqueza e planeamento sucessório familiar; e, por outro, a Sociedades, dedicando-se à incorporação de empresas, deslocalizações, reestruturação e gestão de projetos, imposto sobre o rendimento das sociedades, com particular incidência nas áreas do investimento imobiliário e do turismo.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2019), estudou Commercial and Company Law (Direito comercial e societário) na Erasmus Universiteit Rotterdam (Países Baixos).

A par da Licenciatura, foi durante 5 anos Relações Externas na primeira empresa júnior social de Portugal, a U.DREAM, tendo tido como foco a representação e o estabelecimento das parcerias.

Representou Portugal na Competição Mundial de British Parliamentary Debate, WUDC - World University Debate Championship, no Mexico, em 2018/2019.

Concluiu o Curso Geral de Gestão da Porto Business School (2020), posicionado em 41º no ranking do Financial Times 2021, para Business Schools - Executive Education.

Simultaneamente, integrou o estágio da Ordem dos Advogados, na área de direito comercial e societário desenvolvido com o Dr. José de Freitas (Advogado Jubilado da CUATRECASAS, Presidente do CCBE e membro do CNEF à data), na José de Freitas - Sociedade de Advogados SP RL e, mais tarde, em direito penal económico e fiscal com o Dr. Nuno Brandão (Professor de Direito Penal e Processo Penal na Universidade de Coimbra e membro do CNEF), na Caldeiras, Cernadas e Sousa Magalhães & Associados SP RL.

A par do estágio da Ordem, concluiu a Pós-Graduação em Direito e Tecnologia na Universidade Católica Portuguesa (2021), tendo o seu artigo final incidido na “Desinformação: o lado lunar da utopia da democratização do conhecimento. Análise do estado de arte e reflexão sobre potenciais soluções?”.

Após a sua agregação como Advogada, em fevereiro de 2022, integrou o departamento de Contencioso e Arbitragem, na Caiado Guerreiro.

PERCURSO PROFISSIONAL

2022

Agregação na Ordem dos Advogados e integração na Antas da Cunha ECIJA & Associados

2021

Pós Graduação em Direito e Tecnologia, pela Universidade Católica Portuguesa; “Desinformação: o lado lunar da utopia da democratização do conhecimento. Análise do estado de arte e reflexão sobre potenciais soluções?”

2020

Conclusão do Curso Geral de Gestão, Porto Business School
Início da fase do estágio em direito criminal com o Dr. Nuno Brandão, na CCSM - Caldeiras, Cernadas e Sousa Magalhães & Associados SP RL

2019

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Início do Estágio da Ordem dos Advogados, fase de Direito Societário, Comercial & Arbitragem, com o Dr. José de Freitas, na José de Freitas Sociedade de Advogados SP RL

2018

Representação de Portugal no WUDC
Conclusão do programa Commercial and Company Law, at Erasmus Rotterdam University

2013

Relações Externas e Parcerias na U.DREAM

PEDIDO DE REUNIÃO

    https://adcecija.pt/wp-content/uploads/2020/06/logo_horizontal_b-768x75.png
    LISBOA
    Edifício Amoreiras Square
    Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 17 - 2.º piso
    1070-313 Lisboa
    PORTO
    Rua Eugénio de Castro, n.º 352, 2.º andar, sala 26
    4100-225 Porto
    BRAGA
    Rua de Janes, n.º 20, 1.º andar, sala 101
    4700-318 Braga